Como fazer seu próprio cinzeiro para cachimbo

“In Catholicism, the pint, the pipe and the Cross can all fit together.” – GK Chesterton

Abro este pequeno Guia católico para a boa vida e para a vida boa com uma dica muito útil aos irmãos na fé e no tabaco.

IMG_3042Para uma fumada agradável, silenciosa e reflexiva, o cachimbeiro precisa não apenas de um bom tabaco e de um bom cachimbo, mas também de um bom cinzeiro, onde ele possa bater sua pipa suavemente, sem correr o risco de rachar o briar, e onde possa descansá-la por alguns instantes, enquanto anota algo na margem de um livro, troca o CD no aparelho de som ou enche o copo da visita. O bom cinzeiro para cachimbos, no Brasil, é um pequeno luxo, nem sempre compatível com o nosso apertado orçamento, que deve ser justamente dividido entre outros prazeres lícitos, como o bom tabaco, a boa bebida e a boa comida. Mas como a modéstia não precisa ser inimiga da vida boa, o cachimbeiro pode construir em casa seu próprio cinzeiro para cachimbos, que lhe servirá com praticidade, eficiência e elegância.

 

Você vai precisar de poucas coisas:

  • Uma lata de tabaco para cachimbo;IMG_3033
  • Um rolha de uma boa garrafa de cerveja trapista;
  • Supercola, ou cola quente, ou fita adesiva de dupla face;
  • Uma faca de cozinha com serra;
  • Um cachimbo e tabaco, para acompanhar a cerveja enquanto fabrica o cinzeiro.

 

 

Preparo

IMG_3035Abra a cerveja, encha o copo, acenda o cachimbo. Depois, corte a rolha mais ou menos pelo meio, logo abaixo daquela parte mais larga, que fica do lado de fora da garrafa. Limpe a lata de tabaco. Dê mais um gole de cerveja e cole a rolha no centro da lata, ou um pouco descentralizada, se você quiser ter mais espaço para acomodar um cachimbo com o fornilho mais bojudo. Espere até que a cola esteja totalmente seca.

IMG_3037Reabasteça o copo. Fume mais um pouco. Bata suavemente o fornilho do cachimbo sobre a cortiça para retirar o excesso. Repita os últimos passos até que a cerveja tenha acabo e que o tabaco tenha se consumido. Limpe o cachimbo e feche a lata-cinzeiro, para que cinzas e resto de tabaco não se espalhem pela casa.

 

Guarde outras latas e faça mais cinzeiros para presentear seus amigos.

IMG_3039 IMG_3036

Comments

Deixe seu comentário

This entry was posted in Guia católico para a boa vida e para a vida boa and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Comente